Implementando o growth hacking: como funciona com a Engenharia de Marketing

Implementando o growth hacking: como funciona com a Engenharia de Marketing

26 de maio de 2019 0 Por admin

Antes de mais nada, é importante lembrar: o growth hacking não é sobre marketing. Não apenas. Inclusive, pode-se dizer que o growth marketing não é sobre a tecnologia utilizada. É preciso pensar no objetivo maior. Confuso?

Saiba que isso é comum com um tópico tão emergente. Nessa hora, é preciso contar com o apoio de um parceiro que tenha expertise em encontrar o fio da meada. O conhecimento técnico da Engenharia de Marketing nessas áreas tem o potencial de ajudar empresas a crescerem de modos sustentáveis utilizando o growth hacking.

Neste artigo, você saberá mais sobre como a Engenharia de Marketing lida com o growth hacking na prática. Como sua empresa pode melhorar efetivamente suas vendas? Quais são os passos necessários para isso? Como funciona o growth hacking de verdade? Confira a seguir!

  1. Os principais objetivos do growth hacking.

Muito se fala em crescimento. Empresas desejam crescer e se destacar em seus mercados. No entanto, a abordagem analítica não acompanha esse objetivo. Isso ocorre pela falta de exclusividade nessa preocupação em crescer. É nesse ponto que o growth hacking atua.

Em uma empresa, mesmo os cargos de alta gerência e gestão não estão completamente imersos no crescimento. Afinal de contas, existem fatores e burocracias diárias que impedem que o foco em crescimento seja uma realidade. Quando se precisa pensar em investimentos, custos, pessoas e problemas específicos, é comum que não se identifiquem caminhos quando se passa o dia “apagando incêndios organizacionais”.

Nesse contexto, o principal objetivo do growth hacking é garantir uma exclusividade no crescimento da empresa. Isso é feito com um pensamento voltado para a experimentação. Isso significa que a implementação do growth hacking exige um sistema que possibilite coletar, desenvolver, testar, descartar rapidamente ideias que não trouxeram o resultado esperado e colocar em práticas os experimentos que geraram crescimento.

O engajamento do profissional de growth hacking deve estar 100% voltado para as áreas em que os pontos de melhoria surgem. Ou seja, tecnologia, vendas, marketing e análise de dados são as áreas que servem como ponto de partida para que se obtenham melhores resultados.

  1. Como melhorar suas vendas com o growth hacking?

Para trabalhar o growth hacking em seu negócio, é importante que se trabalhe de forma rápida. Quanto mais ágil for o ciclo de desenvolvimento, melhores serão as análises e os resultados de crescimento. Para a Engenharia de Marketing, pensar na melhoria de vendas da empresa como um laboratório auxilia na efetividade dos processos. Os métodos aplicados para isso são:

  • Pensar na teoria: quais são as demandas de sua empresa? O que faz com que ela cresça? Quais são as ações que atingirão o resultado?
  • Realizar experimentos: quais são as técnicas que precisarão ser implementadas para que os objetivos sejam alcançados? Quais ações estão dentro do escopo da Engenharia de Marketing? Quais dependem da ação de sua empresa?
  • Descoberta de métodos: quais experimentos trouxeram o resultado esperado? Quais são as práticas que atingirão o objetivo de crescimento de forma plena?
  1. A metodologia da Engenharia de Marketing passo a passo

Utilizamos uma metodologia ágil para executar suas atividades de growth hacking. Isso significa que o seguinte processo é gerenciado de forma compartimentalizada e aberta para novos ciclos:

  • Brainstorm: geração de ideias que permitam identificar as formas de crescimento. Gestores responsáveis por cada departamento da empresa (marketing, vendas, etc.) são trazidos nessa etapa.
  • Priorização: as principais e mais viáveis ações serão colocadas em sequência. Essa etapa é importante para que atinja-se resultados expressivos com o menor investimento possível.
  • Construção: desenvolvimento e trabalho prático das ações priorizadas na etapa anterior.
  • Execução e Testes: as ações logo entram em prática para que possam ser testadas. Quanto mais cedo as ações são postas a prova, melhor potencialmente é o resultado e o aproveitamento de oportunidades latentes.
  • Análises: utilizamos técnicas e ferramentas de análise que buscam precisão máxima. A mensuração é vital para que os resultados gerados da ação tenham respaldo e gerem o crescimento.
  • Crescimento: final do ciclo e estabelecimento dos processos de forma definitiva.
  1. Considerações finais

Na prática, growth hacking não é marketing ou tecnologia. É um pensamento que utiliza esses e outros conhecimentos para gerar crescimento. A filosofia da Engenharia de Marketing, nesse contexto, é de trazer uma revolução nos resultados de sua empresa. E para que isso seja possível, é preciso implementar o pensamento de growth hacking em todos os pontos da metodologia.

O modelo de trabalho de startups não é o único a ser beneficiado pelo growth hacking – ele pode ser posto em prática em negócios dos mais diversos portes e segmentos. Mas para implementar o growth hacking com assertividade, é essencial contar com um parceiro que não apenas atue e execute as ações necessárias. É preciso que você confie em uma empresa que possa transmitir o conceito de growth hacking de forma intrínseca ao método, gerando valor e crescimento para seu negócio.

Quem pode utilizar Growth Hacking?

Muito provavelmente sim. O Growth Hacking pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Precisamos apenas verificar algumas questões relacionadas ao segmento em que atua e potencial de crescimento. Se quiser fazer uma consulta, por favor fique a vontade para entrar em contato.

Vale estabelecer também que, além do seu porte ou segmento de atuação, não importa o seu objetivo. Seja para aumentar as vendas, melhorar algum processo ou a experiência dos seus consumidores, toda empresa quer e precisa pensar em crescer.

Dentro de todo tipo de negócio é possível encontrar brechas para acelerar o crescimento, em qualquer departamento. Para começar, basta uma equipe engajada e dedicada ao crescimento ou a determinação de crescer com a ajuda de um time especializado. O que não dá é para ficar para trás, então procure já uma forma de estruturar sua estratégia também.

Quer crescer também? Fale com a gente!

O Growth Hacking é uma forma de crescer exponencialmente em qualquer ponto do seu negócio. Não importa o porte ou segmento de atuação: qualquer empresa pode se beneficiar das estratégias de crescimento do Growth Hacking.