Growth hacking na prática: conheça o case da Oberle Contabilidade

Growth hacking na prática: conheça o case da Oberle Contabilidade

26 de maio de 2019 0 Por admin

As empresas que querem crescer podem investir de diversas formas para alcançar esse objetivo. Quando falamos em crescimento, os caminhos para chegar lá podem envolver grandes investimentos, expansão dos negócios e muito trabalho duro por parte de toda a equipe. Por outro lado, a possibilidade de crescer também pode vir diretamente de uma estratégia mais inteligente, acessível e que ainda garanta resultados sensacionais. Esse é o caso do Growth Hacking.

Um bom exemplo de trabalho de sucesso por meio do Growth Hacking é o que desenvolvemos junto da Oberle Contabilidade. Há menos de um ano, fechamos com a empresa o que se tornou uma parceria de sucesso que chegou a aumentar mais de 10% do faturamento da empresa. O que buscamos, as ações de Growth Hacking e os resultados obtidos pela Oberle é o que vamos te contar neste post.

O cenário da Oberle Contabilidade.

A Oberle Contabilidade atua com outsourcing da operação contábil, também compliance, consultoria financeira e gestão empresarial. Além disso, a empresa oferece suporte jurídico e auditoria através de parceiros estratégicos.

Nos últimos anos, a Oberle também vem investindo em tecnologia para facilitar a vida dos clientes e garantir um serviço cada vez mais profissionalizado para enfrentar os desafios do mercado. Com esse interesse pelas vantagens da tecnologia, a empresa levantou a hipótese de crescer encarando novos desafios com o Growth Hacking.

Por que investir em Growth Hacking?

O growth hacking é uma forma de hackear o crescimento de uma empresa. A ideia de hackear indica que além de crescer tradicionalmente, contratando pessoas e investindo mais dinheiro, a estratégia encontra caminhos até então desconhecidos.

Na prática, a estratégia consiste em uma série de experimentos e testes de hipóteses que encontram os caminhos mais certeiros e mais rápidos para crescer.

Investir em uma estratégia de growth hacking significa tomar decisões de negócio mais inteligentes. Antes de mais nada, pois cada uma das ações é baseada em informações e em hipóteses sempre testadas.

Em growth hacking, tudo é testado. Essa fase em que realizamos testes acontece sempre através de experimentos em menor escala, minimizando prejuízos e as falhas que podem aparecer pelo caminho. Por isso, a estratégia de growth permite crescer sem prejudicar o que já dá certo, com o máximo de segurança. A partir daí, o que é comprovado como sucesso será implantado para continuar impulsionando os resultados da empresa.

Outro ponto positivo é que ações de growth hacking ainda são acessíveis em questão de preço e de praticidade de uso. A tecnologia é uma grande aliada da estratégia e as ferramentas digitais facilitam o trabalho de crescer qualquer negócio. Gastando pouco ou até utilizando ferramentas gratuitas já é possível hackear o crescimento.

Nossa missão: objetivos do Growth Hacking.

Os objetivos da Oberle com o Growth Hacking eram claros: a empresa buscava aumento significativo na aquisição de novos clientes, e consequentemente no faturamento.

Mais especificamente, a Oberle Contabilidade trabalha com contratos diretos com outras empresas, o que resulta em rendimentos recorrentes. A recorrência, no faturamento de uma empresa, ajuda a equilibrar contas e garantir um futuro mais saudável para qualquer negócio. Por isso, garantir renda recorrente é um objetivo importante para empresas como a Oberle Contabilidade.

Como desenvolvemos o trabalho.

No processo de estabelecer o Growth Hacking, geralmente o trabalho é dividido em algumas etapas. Primeiro, analisamos o cenário atual da empresa e entendemos os objetivos que o negócio precisa atingir.

Em seguida, buscamos encontrar pontos de melhoria para levantar o máximo de ideias e hipóteses com as quais trabalharemos no Growth Hacking. A seguir, é hora de refinar essas ideias, priorizá-las e preparar o terreno para os testes.

Em Growth Hacking, os testes são feitos em qualquer ponto de contato dos consumidores com o produto ou serviço. Esses experimentos podem acontecer na atração de leads por meio de conteúdo, estratégias de e-mail marketing, anúncios segmentados e direcionados para públicos específicos, mudando mensagens, cores e atributos das suas páginas e muito mais.

No caso da Oberle, começamos pela reformulação completa do website. Em conjunto com os sócios, entendemos que um site novo e totalmente adaptado para as necessidades atuais nos daria mais condições de realizar os experimentos. Além disso, desenvolvemos uma estratégia de inbound marketing bem estruturada, que trouxesse informações relevantes para o empresário. Com o lançamento do novo site e um conteúdo adequado no blog, começamos então a testar formas de atrair e converter o público alvo. Durante este processo, testamos em menor escala diversas alternativas, incluindo:

  • Impulsionamento de conteúdo no Facebook;
  • Impulsionamento de landing pages no Facebook;
  • Compra de palavras-chave no Google para conversão;
  • Compra de palavras-chave no Google para divulgação de conteúdo;
  • Compra de mídia paga no Uol;

Como na maioria dos casos, este foi apenas o primeiro passo, pois assim que os consumidores começam a chegar até o website, começamos então a otimizar outras questões, principalmente relacionadas a como fazer com que cada visitante realizasse uma simulação de preços e percebesse todo o diferencial em contratar os serviços da Oberle.

Este processo de hacking é totalmente cíclico, pois apesar de todos os resultados positivos que obtivemos até o momento, estamos sempre em busca de novas brechas, novas oportunidades de otimizar ainda mais e crescer rapidamente.

Resultados da estratégia de Growth Hacking.

Desde a assinatura do contrato, 9 meses atrás, o Growth Hacking já atraiu mais de 1300 novos leads para a Oberle Contabilidade. De todo esse volume de leads, atualmente a Oberle conta com 350 em estágio de negociação, podendo vir a se tornarem novos clientes. Considerando que as melhorias implementadas foram adotadas há pouco tempo, a tendência é que esse número continue crescendo.

Depois das melhorias testadas nas páginas do site da empresa e investidas na estratégia de SEO, a Oberle também já registrou grande aumento de visitantes.

Não é possível comparar com as métricas de visitas anteriores ao trabalho, já que elas não eram acompanhadas tão de perto, mas os números dos últimos meses indicam uma melhora bastante expressiva. Apenas de abril a agosto deste ano, o número de visitantes aumentou 100% em relação ao que medimos no primeiro trimestre.

E relembrando o objetivo de aumentar o faturamento, temos também uma notícia espetacular sobre o trabalho desenvolvido com a Oberle. Desde o início do projeto até hoje a empresa já registra um aumento de 17% no seu faturamento total, representado diretamente pela aquisição de novos contratos, que geram renda recorrente.

Por fim, outro número expressivo é a quantidade de novos clientes. Depois dessa fase do trabalho, 41 clientes contrataram os serviços da Oberle, como fruto da estratégia de Growth.

Quem pode utilizar Growth Hacking?

Se o case da Oberle Contabilidade chama atenção, você também pode aproveitá-lo para se perguntar: será que também posso utilizar Growth Hacking para minha empresa?

Muito provavelmente sim. O Growth Hacking pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Precisamos apenas verificar algumas questões relacionadas ao segmento em que atua e potencial de crescimento.

Vale estabelecer também que, além do seu porte ou segmento de atuação, não importa o seu objetivo. Seja para aumentar as vendas, melhorar algum processo ou a experiência dos seus consumidores, toda empresa quer e precisa pensar em crescer.

Dentro de todo tipo de negócio é possível encontrar brechas para acelerar o crescimento, em qualquer departamento. Para começar, basta uma equipe engajada e dedicada ao crescimento ou a determinação de crescer com a ajuda de um time especializado. O que não dá é para ficar para trás, então procure já uma forma de estruturar sua estratégia também.

Quer crescer também? Fale com a gente!

O Growth Hacking é uma forma de crescer exponencialmente em qualquer ponto do seu negócio. Não importa o porte ou segmento de atuação do seu negócio: qualquer empresa pode se beneficiar das estratégias de crescimento do Growth Hacking. Agora que conheceu o case da Oberle Contabilidade e entendeu os benefícios da estratégia de Growth nas empresas, que tal falar com nossos especialistas em crescimento?