Growth hacking na prática: conheça o case da Crossfut.

Growth hacking na prática: conheça o case da Crossfut.

26 de maio de 2019 0 Por admin

Imagine fazer o seu negócio crescer exponencialmente em um período curto de tempo. Mais que isso, imagine crescer mais de 600% em um ano. Parece impossível mas vamos te provar que essa possibilidade é real com uma boa estratégia de Growth Hacking.

Para exemplificar o quão longe o Growth Hacking pode te levar, confira o case da Crossfut. Veja como a estratégia de crescimento que adotamos levou a empresa a conseguir 633% de crescimento no número de franquias em apenas um ano.

Cenário da Crossfut

A Crossfut oferece um programa de condicionamento físico diferenciado, unindo treinamento funcional a elementos básicos de um treino de futebol.

Após 4 anos de sucesso na cidade de Guarulhos, os sócios entenderam que o melhor caminho para crescer o número de praticantes de Crossfut em território nacional seria através do modelo de franquias. Começaram então com a estruturação deste modelo e após alguns meses já tinham seus primeiros 3 franqueados. Com o passar do tempo, perceberam que não seria uma tarefa fácil divulgar e convencer futuros franqueados sobre o potencial do modelo de negócios. De fato não foi fácil, a empresa ficou por mais 3 meses sem conseguir nenhum franqueado, simplesmente pela falta de métodos eficazes para atingir este objetivo.

Após mais alguns meses, um dos sócios da Crossfut tomou conhecimento sobre a metodologia Growth Hacking e resolveu experimentar. Em apenas 1 ano de trabalho, já são 23 franquias em funcionamento e mais de 600% de crescimento. Continue a leitura e conheça todos os detalhes sobre o case.

Qual era o objetivo?

Nosso objetivo era bem claro, aumentar expressivamente o número de franqueados. O Growth Hacking pode ter vários objetivos, maiores ou menores, de acordo com as metas e o momento de cada empresa que adota a estratégia. A métrica mais importante que adotamos para o Growth Hacking.

O que fizemos

Para impulsionar os números da Crossfut, trabalhamos uma série de experimentos que visavam atrair mais interessados em se tornar um franqueado da marca.

As ações que foram pensadas consistiram na otimização das páginas do site da Crossfut, criação de conteúdo relevante para o público e desenvolvimento de ações de marketing específicas. Essas ações se voltavam totalmente para a atração e a conversão de novos leads que buscavam uma oportunidade de negócio no modelo de franquias, no segmento de saúde e fitness e dentro das possibilidades de investimento que a Crossfut oferece.

Na prática, algumas ações de Growth Marketing que foram executadas no case da Crossfut foram:

  • Criação de um blog com conteúdo específico para profissionais da área de Educação Física, até então todo conteúdo era produzido exclusivamente para os alunos;
  • Estabelecimento de parcerias com canais estratégicos da área, principalmente no Facebook e Instagram;
  • Automatização do fluxo de informações, para que a pessoa interessada na franquia possa:
    • Encontrar a Crossfut facilmente;
    • Baixar todo o material necessário para entendimento do negócio;
    • Iniciar uma conversa para aquisição da franquia.

Resultados do Growth Hacking

Para ajudar a alcançar o objetivo de conquistar mais franqueados, identificamos que a atração de novos visitantes para o site da Crossfut faria bastante diferença.

O desafio que os testes de Growth Hacking cumpriram rendeu, apenas nos últimos 3 meses, um aumento de 200% nos visitantes do site da Crossfut em relação ao ano anterior.

No início do trabalho, a Crossfut contava com apenas 3 unidades franqueadas. Ao fim do ciclo da estratégia de Growth Hacking, esse número chegou a 23 franquias em funcionamento. Na prática, o resultado representou um aumento de 633% no número de franqueados de Crossfut.

Além dos resultados imediatos, vale lembrar que o Growth Hacking é uma forma de encontrar e traçar o caminho para crescer. Agora, testados e comprovados os experimentos que realizamos no negócio da Crossfut, a empresa tem tudo para continuar crescendo e ganhando novos adeptos.

Quem pode utilizar Growth Hacking?

Se o case da Crossfut chamou sua atenção, você também pode aproveitá-lo para se perguntar: será que também posso utilizar Growth Hacking para minha empresa?

Muito provavelmente sim. O Growth Hacking pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Precisamos apenas verificar algumas questões relacionadas ao segmento em que atua e potencial de crescimento.

Vale estabelecer também que, além do seu porte ou segmento de atuação, não importa o seu objetivo. Seja para aumentar as vendas, melhorar algum processo ou a experiência dos seus consumidores, toda empresa quer e precisa pensar em crescer.

Dentro de todo tipo de negócio é possível encontrar brechas para acelerar o crescimento, em qualquer departamento. Para começar, basta uma equipe engajada e dedicada ao crescimento ou a determinação de crescer com a ajuda de um time especializado. O que não dá é para ficar para trás, então procure já uma forma de estruturar sua estratégia também.

Quer crescer também? Fale com a gente!

O Growth Hacking é uma forma de crescer exponencialmente em qualquer ponto do seu negócio. Não importa o porte ou segmento de atuação do seu negócio: qualquer empresa pode se beneficiar das estratégias de crescimento do Growth Hacking. Agora que conheceu o case do Crossfut e entendeu os benefícios da estratégia de Growth nas empresas, que tal falar com nossos especialistas em crescimento?