Vale a pena contratar um serviço de Growth Hacking?

Vale a pena contratar um serviço de Growth Hacking?

27 de Maio de 2019 0 Por admin

O growth hacking é uma estratégia que surgiu para ajudar todo tipo de empresa a crescer. De forma inteligente, segura e conseguindo crescimento escalável, o growth hacking tem potencial para transformar a realidade de todo tipo de negócio, e os gestores estão de olho nessa hipótese.

Como um termo queridinho no mundo dos negócios e bastante popularizado nos últimos anos, muitos querem fazer mas não sabem a quem recorrer na hora de aplicar a ideia. Sabendo das vantagens do crescimento acelerado que o growth hacking propõe, uma dúvida sempre surge. Implementar a estratégia internamente ou contratar especialistas terceirizados?

Montar o seu próprio time de growth hackers pode ser uma ótima ideia, mas contratar um serviço de fora pode trazer ainda mais vantagens. Para tirar essa dúvida de vez e ensinar o caminho para crescer tanto com sua equipe quanto com a ajuda de especialistas, continue lendo. Vamos às vantagens de cada um para te ajudar a escolher o melhor caminho.

Antes de mais nada, por que fazer growth hacking?

Investir em growth hacking é investir em uma estratégia que sempre vai funcionar. É simples assim pois todos os caminhos encontrados pelo processo de hackear o crescimento são bem pensados e testados. Mais cedo ou mais tarde, desempenhando um bom trabalho, resultados virão.

O growth hacking é também uma aposta segura, já que todas as ações são coordenadas, testadas e acompanhadas de perto. Qualquer investimento, financeiro ou de tempo, vai ter retorno certo e mensurável em algum momento.

Por fim, o motivo mais óbvio: quem não quer crescer? Se a aposta é segura e garantida, nada mais natural que as empresas busquem cada vez mais as metodologias que prometem e conseguem entregar crescimento escalável e rápido.

Na prática: quem é o growth hacker?

A figura do growth hacker muitas vezes é nebulosa na cabeça de quem toca um negócio e pensa em investir na estratégia.

Quem é esse profissional? Que formação e habilidades ele tem? Quem disse que ele está capacitado para me fazer crescer? Será que ele está dentro da minha empresa ou preciso contratá-lo?

O growth hacker, mais que formação, tem uma série de características que o formam para a função. Aliás, o growth hacker pode ser potencialmente qualquer profissional de uma empresa. Formado em comunicação, marketing, administração, engenharia ou qualquer que seja seu curso. A questão aqui é mais sobre o perfil do profissional e seus objetivos – além, é claro, da vontade de acelerar o negócio.

Perfil analítico é uma categoria essencial para o profissional que vai promover o crescimento rápido e escalável de qualquer empresa. Os hackers precisarão ser objetivos e trabalhar bem com dados para levantar ideias criativas e inteligentes.

Habilidade de aprender e lidar diariamente com ferramentas digitais é essencial. A rotina do growth hacker vai requerer esse tipo de vivência para executar e acompanhar todas as suas funções.

Por último, mas não menos importante, algumas qualidades pessoais podem ajudar também. Vontade e capacidade de inovar, coragem e resiliências farão toda a diferença. O growth hacking é um processo trabalhoso e cheio de desafios que nem sempre dão certo no final. Por se basear em testes, é normal que a estratégia falhe em vários experimentos e o hacker precisa estar preparado para lidar com essas situações.

Como aplicar growth hacking internamente

Sabendo das características do growth hacker, você diria que tem esse profissional dentro da sua empresa? Pode ser que sim, pode ser que existam colaboradores com o perfil fácil de ser lapidado para o growth hacking. Profissionais exatamente prontos são mais raros, mas nesse caso, pode valer a pena treinar e capacitar esses profissionais.

Por outro lado, o máximo de eficácia no growth hacking provavelmente vai requerer um time mais completo. Uma ou duas pessoas podem conseguir bons resultados, mas para crescer de verdade e rapidamente, o ideal é ter um time dedicado totalmente a isso.

Dessa forma, ficam as opções de encarregar poucos profissionais capacitados, formar uma equipe com novos contratados ou recorrer exclusivamente à contratação de um time de especialistas terceirizado.

Por que contratar um serviço de growth hacking

Contratar um serviço de growth hacking terceirizado pode suprir a primeira necessidade básica de quem quer crescer dessa forma. Como a estratégia de growth é mais recente no mercado, ainda são escassos os profissionais que estão realmente aptos a aplicá-la do início ao fim.

Além disso, contar com a ajuda de outra empresa ajuda seu próprio negócio a economizar e crescer mais rapidamente. Veja como isso funciona e conheça algumas outras razões para terceirizar a estratégia de growth hacking:

Apostar em quem tem expertise

Mesmo que o growth hacking seja uma estratégia popular há poucos anos, já existem empresas totalmente dedicadas à prática. Quem já trabalha há mais tempo na área pode ter bem mais conhecimento e experiência para contribuir com a sua ideia de crescimento.

Como o crescimento da sua empresa está em jogo, pode ser melhor apostar em quem comprovadamente já sabe o que está fazendo.

Pode custar bem menos

Como já colocamos, contratar profissionais dedicados ao growth hacking não só é difícil pela escassez mas também pelos gastos que isso envolve.

Montar um time inteiro custa caro, assim como os gastos também são elevados para capacitar profissionais já contratados. Investindo muito menos já é possível recorrer a terceiros para resolver o crescimento da sua empresa. Uma vez que o negócio cresce com o growth hacking, pode ser mais fácil pensar em internalizar a estratégia.

Resultados mais rápidos

Equipes mais experientes em um assunto tendem a resolver situações referentes a ele com mais rapidez. No growth hacking, isso não é exceção.

Contratar uma empresa especialista em crescimento faz com que seus objetivos sejam alcançados mais rapidamente. Profissionais que sabem o que fazem terão certamente olhos mais treinados para encontrar padrões e vão utilizar experiências passadas para solucionar novos problemas. Assim como no item anterior, isso representa economia de recursos, pensando principalmente em tempo – que também significa dinheiro para as empresas, é claro.

Dicas para contratar os melhores especialistas

Agora você sabe das principais vantagens de se contratar um serviço de growth hacking, mas deve estar se perguntando como fazer isso na prática.

Como em qualquer contratação de serviços, alguns cuidados precisam ser tomados. Ao mesmo tempo, algumas dicas podem tornar as contratações ainda mais efetivas dentro dos seus objetivos.

Listamos as principais para quem quer contratar uma empresa especializada em growth hacking. Não vamos falar sobre pontos tão óbvios quanto custa benefício e reputação da empresa no mercado. Para focar mais na contratação de growth hackers, veja o que consideramos como os principais pontos:

  • Explore as práticas da empresa a ser contratada: o processo de growth hacking pode envolver uma infinidade de ações. Ao cotar uma contratação terceirizada, peça que a empresa elabore os principais métodos que ela domina e utiliza com seus clientes.
  • Aposte em cases de sucesso: empresas bem sucedidas sempre têm histórias para contar. Ao contratar um serviço de growth hacking, então, tente descobrir cases acumulados pela empresa que estiver considerando. Veja como a empresa já ajudou outros nomes do mercado a crescer. Explore números, lições aprendidas e avalie se esse sucesso seria replicável no seu negócio.
  • Conheça a história por trás da empresa: profissionais que hoje trabalham com growth hacking têm origens diversas. Tanto na formação quanto na experiência, eles devem ter percorrido um caminho até se aventurarem com estratégias de crescimento. Tente descobrir de onde esses profissionais vêm e como eles podem contribuir com suas histórias.
  • Converse com calma para entender a proposta: essa dica vale para qualquer contratação, na verdade. Antes de investir, gaste um tempo para marcar uma conversa com a empresa considerada. Tire dúvidas, explore a capacidade da empresa e teste se ela propõe algo aderente de verdade à sua realidade. Especialmente no caso de growth hacking, que ainda é uma ideia relativamente nova, não deixe passar nenhuma dúvida ao longo do processo de contratação.
  • Se informe bastante: empresas que oferecem serviços devem ser grandes fontes de informação. Vasculhe então seus sites e procure especialmente por blogs e materiais disponibilizados pela empresa que quiser contratar. O cuidado da empresa em oferecer bons conteúdos e educar os seus futuros clientes vai indicar o interesse em oferecer soluções de valor real a eles.

Se você estiver pensando que acabou, não pare de ler ainda! Temos uma dica final para te ajudar a decidir por contratar um serviço de growth hacking.

Quero contratar um time para me ajudar a crescer!

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