Como funciona o Growth Hacking: conheça a Engenharia de Marketing.

Como funciona o Growth Hacking: conheça a Engenharia de Marketing.

26 de maio de 2019 0 Por admin

O Growth Hacking é uma estratégia que vem revolucionando a forma como as empresas crescem. A ideia de crescer, exposta já no inglês growth, acontece através de práticas, experimentos e testes de hipóteses em pontos cruciais do negócio.

Toda empresa quer aumentar as vendas e crescer,  geralmente não tem ninguém preocupado exclusivamente com o crescimento. Mesmo os diretores e executivos com os cargos mais altos não tem o foco voltado para crescer. Assim, não são feitos esforços especificamente com esse objetivo – e é aí que entra o conceito e uma equipe dedicada ao Growth Hacking. Neste post, então, vamos te explicar como a Engenharia de Marketing pode ajudar.

Quem é a Engenharia de Marketing?

A Engenharia de Marketing é uma empresa que surgiu para ajudar outras empresas a crescer. Muito além de ser uma agência ou uma consultoria, o serviço que oferecemos une nossa expertise em tecnologia, gestão e criatividade para resolver necessidades reais dos negócios.

Com um time qualificado e antenado nas necessidades do mercado, em menos de 1 ano de existência, a Engenharia de Marketing já pode revolucionar os resultados de empresas diversas.

Nossa metodologia para te ajudar a crescer.

Se você ainda não sabe bem como funciona uma estratégia de Growth Hacking, não se preocupe – vamos explicar melhor como você pode crescer.

Antes de mais nada, vale estabelecer que qualquer tipo de empresa pode fazer uso da metodologia e atingir resultados positivos expressivos. O importante é que a empresa tenha pessoas 100% engajadas em melhorar os resultados.

A partir daí, o Growth Hacking vai consistir em encontrar e explorar brechas para crescer. Por ser um conceito relativamente novo, geralmente associamos a metodologia a um laboratório. Durante o processo de Growth Hacking podemos levantar teorias, realizar experimentos e desenvolver métodos eficazes para atingirmos nossos objetivos.

Explicando melhor esses três momentos do Growth Hacking, podemos entender:

  • Levantamento de teorias – para começar, nos reunimos em algumas reuniões, a fim de entender melhor as demandas de crescimento da sua empresa e começamos a pensar em ações que poderão atingir os resultados esperados. Nesta etapa inicial devem estar presentes todos os envolvidos nas áreas que poderão ser melhoradas. Profissionais de vendas, de marketing, produto e tecnologia vão ajudar a teorizar e priorizar a forma como será desenvolvido o trabalho.
  • Realização de experimentos – Depois do momento de identificação das ações que tornarão o crescimento possível, é hora de tirar a ideia do papel. Nesta segunda etapa, começamos a desenvolver as teorias e aplicar técnicas específicas para que os objetivos sejam alcançados. Aqui é que acontece a verdadeira mágica dos testes que vão definir o caminho certo para crescer. Caso a sua própria equipe decida colocar em prática o Growth Hacking, cabe aos profissionais acompanhar de perto todas as ações. Se optar por terceirizar a estratégia de Growth, o time contratado assume com os insights que sua equipe pode fornecer em conjunto.
  • Descoberta dos métodos e avaliação dos resultados – como no exemplo do laboratório, alguns testes vão dar certo e outros não. Vale lembrar que hipóteses existem para ser provadas e agora é a hora de validar  que funcionou ou não. Portanto, esta parte final do trabalho existe para identificar quais experimentos trouxeram os resultados esperados e colocá-los em prática nos processos da empresa, fazendo que todos métodos somados atinjam o objetivo final – o tão sonhado crescimento..

Growth Hacking na prática: como fazemos?

O Growth Hacking de uma empresa pode ser feito pelo próprio time, composto por profissionais com qualquer experiência ou formação. Apesar disso, contratar uma equipe especializada pode ajudar mais ainda a obter resultados consistentes, a partir do olhar e da experiência de terceiros.

Contando mais sobre como fazemos na Engenharia de Marketing, podemos resumir o processo de aceleração do seu crescimento novamente em algumas etapas:

Brainstorm

O primeiro passo é realizar uma reunião de brainstorm para identificar como poderemos alavancar os resultados e as ações necessárias para isso. Nesta reunião, serão envolvidas as pessoas responsáveis por cada departamento da sua empresa.

Priorização

Agora que já sabemos quais melhorias buscar e quais ações executar, priorizamos as ações em uma sequência lógica. O que é mais importante vai acontecer primeiro e o que for menos importante fica para o final ou até é descartado.

Construção

Agora já sabemos o que fazer e quando fazer, então é hora de desenvolver as ações tiradas do papel. Podemos assumir todo esse processo ou acionar o time da empresa para gerar mais insights positivos.

Execução & Testes

Nesta fase, colocamos as ações em prática o mais rápido possível, para que possamos avançar para as fases seguintes o quanto antes. A agilidade é não só uma característica como uma vantagem do Growth Hacking.

Análise

Utilizamos aqui diversas técnicas e ferramentas de análise para que os resultados sejam os mais precisos possíveis. Medir os resultados é essencial para avaliar o sucesso de cada ação e nos comprometemos com esse acompanhamento de perto.

Crescimento

Agora chegamos ao final de um ciclo de melhorias. Definimos então alguns processos para implementar as ações que geraram resultados satisfatórios e as colocamos em prática no dia-a-dia da empresa. A ideia é se beneficiar destes resultados pela maior escala e quantidade de tempo possível.

Quer crescer também? Fale com a gente!

Agora que conhece nossa história e nossa metodologia, que tal descobrir se podemos alavancar o crescimento da sua empresa?